• caseiagora

7 dicas para cuidar das flores em casa


É difícil encontrar alguém que não se encante com a beleza das flores. Comigo não é diferente. Desde pequena vejo minha avó plantar suas preferidas – as rosas. Sempre achei lindo quem tinha um vasinho em casa, ou mesmo um solitário com uma única flor. Meu amor e admiração pelas flores só aumentaram ao longo dos anos e hoje, sempre que posso, procuro ter um pouquinho delas, naturais, em minha casa. Elas trazem vida, perfume e um charme todo especial ao ambiente. Mas assim como tudo que está vivo, elas também exigem cuidados. Por isso, preparei algumas dicas para vocês cuidarem de suas plantinhas e elas durarem mais.

1 - Corte as hastes de forma inclinada, formando um ângulo de 45 graus e eliminando o tamanho de um dedo a partir da ponta. Isso aumenta a área de absorção de água da planta deixando-a mais hidratada e consequentemente mais bonita.

2 – Se elas estão com os botões fechados, para agilizar a abertura coloque em um copo cheio de água morna após cortar o caule. Depois de um minuto, mova as flores para um vaso cheio de água fria e aguarde cerca de 20 minutos. Como um passe de mágica as flores vão se abrir.

3 - Para as flores durarem mais, antes de colocá-las em um vaso, adicione algumas gotas de vodca e uma colher de chá de açúcar na água em que elas vão ficar. Quando elas começarem a murchar, adicione mais algumas gotas de vodca na água e elas vão ganhar um fôlego para durarem mais uns dois dias.

4 - Se você acha difícil cuidar de orquídeas, aí vai uma dica para não errar mais. Para regá-las sem exagero coloque um ou dois cubos de gelo por semana no vaso onde ela está. O gelo derrete lentamente e oferece à orquídea uma hidratação mais lenta, na medida para as necessidades desse tipo de planta.

5 - O vaso é transparente e fica horrível aquela água turva. A solução é colocar uma moeda de cobre no vaso das plantas para manter a água limpa e fresca por mais tempo. O cobre funciona como um acidificante, o que ajuda a evitar que fungos ou bactérias.

6 - Quer montar um arranjo em um vaso de boca larga? Crie uma grade na boca do vaso usando fita adesiva transparente para manter suas flores no lugar. Insira as flores maiores e mais cheias primeiro, pois elas vão ocupar a maior parte do espaço, depois entram as flores médias, preenchendo os buracos restantes no arranjo, e, por fim, use as flores menores para terminar a composição.

7 - Seja aquela coroa floral ou um buquê que você queira guardar, a melhor maneira de secar suas flores é amarrando as hastes com uma fita e pendurando o item de cabeça para baixo em algum lugar, como em uma moldura ou em um móvel da casa.

E aí gostaram das dicas? Vou adorar saber se deu certo para vocês também.

Abaixo algumas fotos para vocês se inspirarem e fazerem arranjos criativos:

#dicas #flores #casa #decoração #arranjos #criatividade

172 visualizações