• Ariani Sordi

10 dicas salvadoras na cozinha


A maioria das pessoas que acabaram de casar – e me incluo nelas – não tem muita familiaridade com a cozinha. Cá entre nós, é mesmo um lugarzinho cheio de encruzilhadas e armadilhas. Mas para virar esse jogo, nada melhor que alguma dicas e truques para facilitar nosso dia a dia. Vamos lá!

1. Afiar a faca sem amolador

Se tem uma coisa que aprendi é que uma faca bem amolada faz toooda a diferença para cozinhar. Se, assim como eu, você não faz ideia de como se amola uma faca, basta pegar uma caixinha de fósforo e afiar a lâmina da faca na mesma faixa em que se risca o fósforo.

2. Chega de sorvete duro

Nem sempre comemos um pote inteiro de sorvete (ok, na TPM comemos inteiro e sozinhas) e depois de aberto ele acaba endurecendo no freezer. Para isso não acontecer mais, guarde o pote no freezer dentro de um saco plástico.

3. Cortar frutas secas – Ô coisa chata!

Para aquela fruta pegajosa não ficar grudando na faca, aqueça a lâmina ou uma tesoura na água quente antes de picá-las.

4. Poutz! Esqueci de descongelar a carne!

Um jeito rápido de descongelar é colocando a carne para marinar por alguns minutos no vinagre, que aumenta a temperatura do ingrediente.

5. Panelas limpinhas com bicarbonato

Detesto quando alguma coisa gruda na panela e aquilo não sai nem com reza brava. Quando isso acontecer é só fazer uma misturinha de 1/4 de xícara de bicarbonato + 2 colheres de sal + 1/4 de xícara de água fervente e deixe agir por alguns minutos. Tire com a esponja e pronto.

6. Omelete macia e linda

Para a omelete ficar macia bata as gemas e as claras separadamente e, só depois, junte-as. Isso deixa o prato mais fofo.

7. Queijo sempre fresquinho

Ao cortar o queijo e guardá-lo na geladeira ele forma uma casca durinha. Para isso não acontecer passe manteiga ou margarina na parte cortada.

8. Peixe assado

Para o peixe não grudar na assadeira forre o fundo com uma camada de fatias de batatas cruas.

9. Cebola sem lágrimas

A dica do chef Claude Troisgros para não chorar quando se pica a cebola é colocar uma água quente do lado para o vapor "empurrar" a umidade da cebola. A minha dica é lavar a cebola antes de cortá-la.

10. Pizza boa é a do outro dia

Para que a pizza requentada no micro-ondas não fique "borrachenta", coloque um copo de água junto ao prato quando for aquecer a fatia.


0 visualização